Ambulatório da Dieta Cetogênica da ONG aBRAÇO é referência nacional sendo a única exclusiva para crianças SCZV

Por Bárbara Nery - Nutricionista

 

O tratamento da epilepsia de difícil controle com a Dieta Cetogênica (DC) acaba de completar 2 anos na nossa Associação aBRAÇO. O aBRAÇO é um das poucas instituições no Brasil, que disponibiliza esse tratamento.

 

A DC é um tratamento seguro e eficaz na redução do número e gravidade das crises epilépticas. Além disso atua estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor observada na melhora da cognição, aumento da interação, redução da sialorréia e na potencialização da resposta positiva da terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 

 

Esse conjunto de efeitos concorre na melhoria na qualidade de vida da criança e das famílias.

 

Em tempos de pandemia a elevada eficácia da DC se traduz no melhor controle das crises, e por conseguinte, menor necessidade de ida a emergência para esta finalidade. Algo tão comum quando as crises epilépticas estão descontroladas. 

 

A DC como qualquer outro tratamento traz efeitos colaterais, tem contraindicações e para iniciar todas as medicações com açúcar (xaropes e soluções) são substituídas por comprimidos. Assim sendo somente deve ser realizada com a indicação formal do neurologista. Nesse sentido tenha dra Adriana Mattos como grande entusiasta e parceira. 

 

A DC é muito minuciosa e detalhada, sendo imprescindível para ser realizada a assistência de um nutricionista especializado na DC para epilepsia e na nutrição pediátrica. É calculada individualmente para cada criança pois além da redução ou supressão das  crises, bem como garantir o crescimento da criança e o ganho de peso necessário. 

 

Para finalizar é importante dizer  que existem vários outros tipos de DC para tratamento de outros problemas de saúde a exemplo de excesso de peso e alguns tipos de tumores.

 

 

.

Layout
Nav
Header
Color Skin
Background Image
Background Pattern