Segunda oficina do ano traz como tema “Inclusão Escolar: da legislação a prática”.

Um grande desafio para as famílias que possuem filhos com deficiência é inclusão das crianças no ambiente escolar. Com o objetivo de orientar e esclarecer sobre a legislação acerca da inclusão escolar das crianças com deficiência, e sobre a realidade das escolas no estado, a segunda oficina do ano, promovida pelo Abraço, trouxe como palestrante a mestre em educação especial, Mariana Lopes.

 

Mariana esclareceu pontos da Lei 13.146/2015 que trata da Inclusão da Pessoa com Deficiência, em especial do direito a educação. O capítulo específico, a partir do art. 27 da lei, traz um rol de obrigações que devem ser cumpridas pelas escolas. Contudo, conforme explica Mariana, os profissionais não estão preparados para receberem essas crianças. “Apesar de assegurado pela lei o direito a escola, os profissionais não sabem lidar com o que eles consideram diferentes. Dessa forma muitas instituições de ensino rejeitam os alunos justificando que não possui a estrutura adequada para receber crianças com deficiência”.

 

A oficina foi uma ótima oportunidade para as famílias esclarecerem suas dúvidas e compartilhar experiências dos seus filhos que já estudam e seus medos em relação ao despreparo desses profissionais. A orientação de Mariana é que caso a escola se recuse a receber o aluno, de imediato procurar o Ministério Público, para obrigar o Poder Público a cumprir o seu papel e efetivar a lei.

Layout
Nav
Header
Color Skin
Background Image
Background Pattern